Mapa da Empatia – Como definir Público Alvo

Mapa da Empatia – Como definir Público Alvo

Resumo: O Mapa da Empatia  é uma ferramenta que nos permite mapear o público alvo de um negócio para utilizar as informações de forma estratégica.

 

Um dos maiores erros que qualquer empreendedor pode cometer é não conhecer profundamente o seu público alvo.

 

Quando eu pergunto, em consultoria,  para os meus clientes “Quem é o seu público-alvo?”, a  grande maioria responde: “Qualquer pessoa pode comprar meu produto e/ou serviço” ou “Eu vendo para todo mundo”.

 

E é exatamente aí que mora o perigo.  Porque quem vende para todo, mundo não vende para ninguém.

 

Pode até ser que muitas pessoas se interessem pelo seu produto e/ou serviço, o que ainda não significa que ele é para todo mundo, já que “a forma com a qual você vai oferecer este produto, as palavras e as imagens que vai utilizar na sua comunicação não verbal, e as histórias que vai contar, devem estar voltadas a um público alvo específico”. – Paula Abreu no curso Avatar Blindado.

 

Um exemplo de produto que serve para todos as pessoas da face da terra são os cremes dentais ou mais conhecido como pasta de dente.

 

Porém, existem muitas pastas de dente no mercado, que atuam em segmentos muito diferentes: Existem cremes dentais mais populares, outros mais caros, uma para crianças, outras para idosos, umas protegem os dentes contra as cáries, outras oferecem dentes brancos e brilhantes.

 

No fim das contas, de modo geral,  todas servem para um único objetivo: Manter os dentes limpos e saudáveis.

 

Entretanto, o que vai fazer com que o consumidor opte em comprar uma marca e não a outra, é a comunicação de marketing que foi utilizada para criar identificação com um determinado nicho,  entendendo perfeitamente seus desejos e problemas.

 

Por isso é de extrema importância que você conheça o seu público alvo ou o público ideal e utilize essas informações de forma estratégica para: Criar conteúdos, ter argumentações de venda, criar ou ter novos produtos e serviços, além de outras necessidades que possam surgir.

 

De modo geral, para identificar o seu público-alvo, é necessário pensar nos seguintes pontos:

 

  •  O que ele pensa e sente
  •  Ganhos, desejos e aspirações
  •  Dores e problemas
  •  O que ele ouve
  •  O que ele vê
  •  O que ele diz
  • O que ele faz

 

Perguntas como essas farão com que sua marca e/ou produto tornem-se intimistas do público alvo, gerando assim, sua lealdade.

 

Download Gratuito: Template do Mapa da Empatia

 

O Mapa da Empatia é uma ferramenta criada pela consultoria de Design Think – Xplane, que ficou famosa no livro de Alex Osterwalder, Business Model Generation , que nos permite compreender, de forma visual, as necessidades e comportamentos das pessoas e/ou organizações atendidas por um determinado modelo de negócio.
Para que você tenha acesso a essa ferramenta fiz uma adaptação da fonte original para o curso Método V.I.T.R.I.N.E  baseado no Curso Avatar Blindado da Paula Abreu.

 

Faça o download gratuitamente do Mapa da Empatia  CLIQUE AQUI – DOWNLOAD

 

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