Falta de tempo ou de foco? Como ser mais produtivo

Falta de tempo e foco

Falta de tempo ou de foco? Como ser mais produtivo

Trabalhar muitas horas, produzir pouco e viver com a sensação de que falta de tempo é o vilão da vida moderna: Esses são alguns sinais de que a produtividade e a falta de foco podem estar abaixo do esperado.


 

Para muitas pessoas, concluir uma tarefa dentro do prazo é uma missão quase impossível. Enquanto os deveres se acumulam, cresce também a sensação de cansaço e estresse.
 

Atividades como checar e-mails a cada cinco minutos, acompanhar as redes sociais, conversar com colegas durante o expediente e participar de muitas reuniões podem levar à perda de rendimento.
 

Mas, afinal, como aumentar o rendimento e evitar a sensação de que falta tempo para resolver as coisas. No post de hoje nós apontamos as principais distrações que ocorrem no ambiente de trabalho e afetam a produtividade e ensinamos as melhores táticas para combatê-las.
 

Falta de tempo e foco
 

A falta de tempo no dia-a-dia pode estar relacionado aos tópicos abaixo:
 

Falta de tempo (gestão de tempo)

 
Saber organizar o próprio tempo é o primeiro passo para ser mais eficiente. O ideal é fazer um planejamento prévio de pelo menos três dias, pois isso permite que o profissional se antecipe.
 

Dica 1: Entenda quais tarefas são realmente importantes; quais são urgentes e precisam ser resolvidas; e quais são circunstanciais, ou seja, tarefas imprevistas que podem ser eliminadas. Foque no que é importante e no que é urgente e elimine as circunstanciais.
 

Dica 2: Leve a palestra “5 maneiras de otimizar o seu tempo” para a sua empresa e equipe.
 

 

Falta de foco

 
Para aumentar a produtividade, é preciso conhecer os próprios objetivos e metas. Profissionais que não sabem as prioridades do trabalho estão mais sujeitos a distrações.
 

Dica: Defina as prioridades e depois faça um planejamento de curto, médio e longo prazo.
 

Dificuldade em dizer “não”

 
Muitos profissionais têm o rendimento comprometido por causa das interrupções constantes de colegas de trabalho ou de chefes que pedem cada vez mais tarefas.
 

Dica: Comece a colocar limites e saiba dizer ‘não’. Se você tem um colega que te chama para tomar café dez vezes por dia, por exemplo, explique para ele que você está organizando melhor seus horários.
 

Fofoca

 
Falar mal de colegas e se preocupar demais com a vida dos outros são situações que levam à perda de tempo e tornam o ambiente desagradável.
 
Dica: Evite o convívio exagerado com os fofoqueiros e não ajude a espalhar boatos. Fofocas e intrigas são situações que puxam para a negatividade. O melhor é respirar fundo, focar no que é importante e se desviar dessa energia que não leva a nada.
 

Multitarefas

 
Fazer muitas atividades ao mesmo tempo pode dispersar a atenção e diminuir os resultados.
 

Dica: A mente precisa estar focada em uma única tarefa de cada vez. Fazer várias coisas simultaneamente leva à perda de até 30% do tempo.
 

Redes sociais e e-mails

 
Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter são distrações aparentemente inofensivas, mas podem roubar muito tempo. Se o trabalho não exige o uso dessas redes, o ideal é evitá-las.
 

Dica: Separe um pequeno tempo no intervalo para checar as redes sociais. O mesmo vale para o e-mail: determine alguns momentos do dia para ler e responder as mensagens.
 

Sedentarismo

 
Mexer o corpo traz a sensação de bem-estar, o que pode aumentar o rendimento. Além disso, fazer exercícios de respiração ajuda a melhorar a concentração.
 

Dica: A atividade física é um combustível para a nossa produtividade e assertividade. A mente fica com maior clareza, a autoestima melhora e a pessoa se sente mais ativa.
 

Reuniões e ambiente dispersivo

 
Um ambiente de trabalho aberto e barulhento pode roubar a atenção do profissional. Telefone tocando, colegas que falam alto e aparelhos sonoros ligados podem reduzir os resultados.
 

Dicas: Para os profissionais, a sugestão é usar fones de ouvido. E os gestores devem ficar atentos ao volume gigantesco de reuniões, pois eles gastam tempo, e muitas vezes reunião demais é resultado de menos.
 

Fonte: arcauniversal


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