Comunicação: elemento chave para o sucesso de equipes de alta performance

Comunicação: elemento chave para o sucesso de equipes de alta performance

Resumo: A comunicação é o elemento chave para um bom desenvolvimento de equipes e profissionais, pois a maioria das posições laborais necessitam dessa contínua habilidade (…)


 

Segundo o Fórum Econômico Mundial, além das habilidades de tecnologia, as habilidades interpessoais estarão em alta nos próximos anos.

 

Embora seja importante que os profissionais trabalhem com a tecnologia, tem se percebido, no mercado global, a exigência crescente pelo desenvolvimento de habilidades especializadas como; colaboração, comunicação, empatia, resolução de conflitos, resiliência entre outras.

 

Percebe-se também que, entre essas habilidades comportamentais destacadas, a comunicação é elemento chave para um bom desenvolvimento de equipes e profissionais, pois a maioria das posições laborais necessitam dessa contínua habilidade. Seja a comunicação interpessoal entre colegas, clientes ou fornecedores.

 

A comunicação permeia todos os processos e relações em uma organização. Se há uma compreensão do seu papel essencial no ambiente de trabalho, será possível alcançar cada vez mais resultados e neutralizar as dificuldades do dia a dia na empresa.

 

A comunicação no ambiente de trabalho

 

Provavelmente, você já ouviu, e já observou, que a grande parte dos problemas existentes na sua empresa tem origem na comunicação. É a mais pura verdade! A comunicação é uma ferramenta estratégica e, quando a empresa –e seus colaboradores- passa a entender sua importância e a prática de forma eficaz, é quando os conflitos passam a diminuir, há menos retrabalho, mais coesão entre as equipes e, consequentemente, melhores resultados.

 

A comunicação no sistema empresarial tem dois objetivos principais que juntos influenciam no sentir-se parte, no espírito de equipe e melhor desenvolvimento das atividades laborais. São:

  •  Informar os colaboradores para que possam realizar suas atividades;
  • Favorecer às atitudes para cooperação e motivação na conquista de resultados.

 

Por meio da comunicação assertiva no ambiente interno empresarial, firma-se um vínculo, uma interação entre os colaboradores e, assim, pode-se alcançar o propósito comum. Sua tarefa é de ser meio para unir a atividade de uma organização, seu funcionamento e ações administrativas importantes como: gestão de projetos, estabelecimento, divulgação e conquista de metas, acompanhamento de estratégias, para o clima, engajamento e gestão de conflitos.

 

Por tudo isso a comunicação é uma habilidade tão importante e faz pensar o quanto pode ser investimento e solução para o sucesso de uma empresa.

 

E você, e sua empresa, tem investido na comunicação?

 

 

Comente aqui!

Deixe um comentário :)