Inovar não significa criar coisas novas, isso chama-se Invenção. Inovação significa dar soluções novas para problemas antigos. Se essa ideia for aceita por um grupo de pessoas, e essas mesmas pessoas pagam por ela, você acaba de INOVAR no seu mercado.
De um modo geral, nós já estamos vivendo e nos adaptando às 4 grandes mudanças que regem o mercado econômico há algum tempo, mas talvez só agora que você tenha se dado conta disso. Você já está respirando este “arzinho” de mudança consistentes há pelo menos uns 10 anos.
Pra mim por exemplo, depois de 2013 quando comprei meu primeiro Iphone 4S, o mundo ficou mais rápido e com mais informações. Pelo menos esse foi o impacto que esse objeto inteligente – de não mais que 10 cm – causou na minha vida.
Perceber o que acontece no mundo ao seu redor é essencial para entender como explorá-lo da melhor forma e para isso, já existe até uma profissão chamada “Coolhunter”, que significa “Caçador de Tendências”, onde esses profissionais mapeiam tendências diversas para determinados setores da indústria e mercados. Legal né?
Mas em se falando de desenvolvimento profissional, segundo Murilo Gun – Palestrante, Professor de Criatividade e Fundador da Keep Learning School – existem 5 grandes tendências ou como ele prefere chamar “Habilidades do Futuro Presente” essenciais para os profissionais começarem a desenvolver e colocarem em prática hoje mesmo, na sua carreira e empresa.
Então, continue lendo e veja cada uma delas.
A grande vantagem de “ser humano” – enquanto espécie – é SER humano – do verbo SER-.
Calma, já vou explicar. Um ser humano que pensa, que fala, que age por meio de razões e emoções, e que tem a capacidade de se conectar consigo mesmo.
De acordo com a Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner – psicólogo cognitivo e educacional – a inteligência essencial para se desenvolver como a primeira habilidade é a Inteligência Intrapessoal.
Conhecer-se como ser humano é a habilidade que você precisa desenvolver para se dar bem neste mundo complexo, e isso envolve:
Mais uma da Teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner é a Inteligência Interpessoal, que é a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Sua essência trata-se de:
Pessoas com essas habilidades se relacionam bem com outras pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
As Inteligências Intra e Inter Pessoal são as habilidades decisivas para o futuro da humanidade.
“Criatividade é uma ferramenta para resolver problemas” – Murilo Gun
Todos nós nascemos criativos – uns mais outros menos – mas ao longo de nossas vidas, no meio do caminho, a espontaneidade criativa e as habilidades de criação vão se perdendo.
Para ter criatividade não é necessário ser artista. Para ser uma pessoa criativa basta usar a criatividade como uma ferramenta para criar coisas novas para problemas antigos.
Ok, já entendi. Mas como faz isso então?
Bom, só tem uma alternativa… Aumentar o seu repertório de conhecimentos e combiná-la às variadas informações que você já têm, somadas às suas experiências adquiridas – de forma teórica e empírica – ao longa da sua vida.
Simples né?
Você sabia que habilidades como: Ver, falar, ouvir, e tatear, já não são mais habilidades apenas para nós seres humanos? E que os robôs também já podem fazer isso, e digo que muito melhor do que a gente?
Por isso a quarta habilidade está muito ligada à tecnologia, e às forças da Automação e Conectividade. Sendo assim, precisamos aprender a lidar com os nossos amigos “homoartificiales” por meio da inteligência inter artificial.
A quinta e última habilidade é a Inteligência Aprendedora – como chama o próprio Murilo Gun – . Assim como vamos perdendo nossa criatividade ao longo da vida, também perdemos nossa “sede” de aprender.
Nascemos extremamente autodidatas, mas por algum motivo, deixamos de ser curiosos e de nos auto educarmos. Um pouco dessa culpa atribuo ao modelo educacional de aprendizado das escolas, principalmente as de ensino público, que é pouco ou quase nada interessantes. Quer ver um exemplo:
Pra que mesmo estudamos “Fórmula de Báskara”? E tangente, cosseno e seno?
Talvez se lá nos meus tempos de ensino médio eu tivesse aprendido na aula de Física do professor Geraldo, que a “Física Quântica” – utilizada de forma otimizada através da “Lei da Atração” de Newton – seria a fonte de conhecimento mais importante para atrair prosperidade e gerar energias positivas na minha vida, eu possivelmente teria prestado mais atenção na aula e estaria muito melhor do que estou hoje, tendo que aprender tudo isso por conta própria.
Precisamos aprender a aprender. Aprender para educar as crianças. Só assim não seremos engolidos por este mundo complexo e nem afogados neste mar de tantas informações.
Resumindo este post, as 5 habilidades que o profissional do futuro-presente precisa desenvolver é:
Até o momento presente, somos os seres mais inteligentes da face da terra, com capacidades e habilidades mentais e físicas que até então nenhum outro SER tem, por isso, entender que é necessário adquirir novas habilidades para se destacar enquanto profissional, no mercado de trabalho, são os diferenciais que farão você sobreviver há tantas mudanças.
Agora é inegável que “Seres Humanos Robôs” serão substituídos sem sombra de dúvidas pela Automação. E entenda-se como “Seres Humanos Robôs” aquelas pessoas que fazem a grande maioria das coisas no Piloto Automático dentro de uma empresa, aquele que tem preguiça até de falar, quem dirá pensar de forma estratégica para colaborar com o sistema.
E se você meu amigo, se enxergou como esse “Ser Humano Robô”, menos mal – “Antes tarde do que nunca” – então desenvolva essas 5 habilidades que falei por aqui o quanto antes, antes mesmo de ser substituído pela Automação, porque o futuro é esse e quanto as tendências de mercado não temos como discutir.
Este post é retirado de um trecho da palestra: “Para onde caminha a humanidade” da Garbor in Company